domingo, 17 de fevereiro de 2013

O tempo de Alice


                Impaciência. Ansiedade. Inércia. Tiques nos olhos. Pernas balançando nervosamente. Badalar de relógios. Espera na fila. Espera por filmes. Espera para começarem as aulas. Espera para acabarem as aulas. Espera para chegar a noite. Espera para começar o dia. Diziam às vezes que a paciência não é uma virtude e Alice concordava veemente com isso, afinal, era do tipo que não tinha muitas virtudes.
            Certa vez o tédio era tanto que se pegou sozinha com duas janelas, esperando o tempo correr. Eram apenas duas janelas retangulares, lado a lado. Não deixavam passar o tempo e não deixavam passar o ar, quebravam sonhos e devaneios. Eram apenas duas janelas, talvez malignas num momento entediante, mas apenas duas janelas. O tempo era lento de toda forma.
            Ao fazer quinze anos decidiu esperar uma mudança acontecer na vida, algo que a tornasse diferente de uma lesma catatônica em estado inerte. A permanência era irritante, mas não tanto quanto a perspectiva não consumada da metamorfose. Cansou-se de esperar. Não mudou.
            O sinal vermelho era um exercício mental diário, treinamento da não-virtude paciência. O verde seguia, mas não necessariamente em frente. O amarelo era expectativa e, portanto, doloroso; tarde demais para prosseguir e cedo demais para parar. A partir de quantos anos se é permitido olhar para trás e se arrepender do que não fez, mesmo? Passou tempo demais esperando a resposta. Deve ter chegado à idade.
             Esperava uma finalização marcante, mas surpreendentemente algumas coisas na vida surgem de surpresa e encerramentos costumam ser difíceis quando não se deixou muito para se finalizar. O fim foi mais ou menos como a vida, cheio de esperanças não correspondidas, afinal, ao contrário do tempo, o mundo não desacelera na presença da morte.

Um comentário:

  1. Posso estar tremendamente enganada, mas acho que esse texto foi apresentado no primeiro período, aula de Normanda. O conto é muito bom. Parabéns. :)

    ResponderExcluir